RITMOS,

Aula de ritmos: o que é, benefícios e quem pode participar

A aula de ritmos é uma excelente opção para quem gosta de se movimentar, mas quer sair dos treinos aeróbicos convencionais, ou para quem tem vontade de aprender a dançar, mas não sabe qual modalidade de dança escolher.  Afinal, o importante mesmo é se exercitar!  Mas afinal o que é uma aula de ritmos? Como […]

A aula de ritmos é uma excelente opção para quem gosta de se movimentar, mas quer sair dos treinos aeróbicos convencionais, ou para quem tem vontade de aprender a dançar, mas não sabe qual modalidade de dança escolher.  Afinal, o importante mesmo é se exercitar!  Mas afinal o que é uma aula de ritmos? Como […]

A aula de ritmos é uma excelente opção para quem gosta de se movimentar, mas quer sair dos treinos aeróbicos convencionais, ou para quem tem vontade de aprender a dançar, mas não sabe qual modalidade de dança escolher.  Afinal, o importante mesmo é se exercitar! 

Mas afinal o que é uma aula de ritmos? Como ela é praticada? Quais são os benefícios? Eu posso participar dela? Saiba tudo isso e muito mais neste conteúdo que preparamos. Veja agora.

O que é a aula de ritmos?

A aula de ritmos é uma modalidade aeróbica de dança que combina e mistura ritmos como axé, funk, sertanejo, salsa, hip-hop, reggaeton, música latina, forró entre outros estilos musicais.

A regra para a escolha das músicas é muito clara: elas precisam ser dançantes e que deem vontade de pular e se “jogar na pista”. Sendo assim, você não precisa ser fã de um certo estilo para poder participar.

Geralmente, as aulas alternam entre movimentos simples e complexos, com o objetivo de dançar e se divertir, sem deixar de lado o foco principal: de fazer exercícios aeróbicos durante a execução delas.   

Através da aula você trabalha e desenvolve vários aspectos, desde sociais até relacionados a sua motricidade (conjunto de ações e faculdades psicofísicas associadas à capacidade de executar movimentos e assegurar controle do corpo).

Quando se pratica a atividade, existe uma evolução da saúde física e mental do praticante, além de outros diversos benefícios.

Pessoas praticando aula de ritmos

Quais são as principais modalidades da aula de ritmos?

Existem diversas academias que oferecem ritmos específicos e possibilidades de escolha para a atividade. Conheça agora as principais aulas.

Zumba

Talvez a aula de ritmos mais conhecida de todas. Ela é ofertada na maioria das academias.

É uma ótima escolha para quem deseja iniciar, pois é fácil de começar a praticar (mas que ainda demanda muito esforço), até para quem não leva tanto jeito assim para a dança. Os gêneros musicais que estão em sua playlist são variados e incluem funk, hip-hop, latina e quaisquer músicas que estejam como as mais tocadas nas estações, por isso, se você é uma pessoa eclética, pode gostar bastante dessa atividade

A modalidade em específico se destaca pelo elevado gasto de calorias e pelo intenso trabalho dos músculos das pernas e glúteos, como também ajuda a fortalecer e definir o abdômen.

Salsa

Um dos ritmos mais típicos quando se fala em dança de salão, a salsa exige bastante do corpo, o que leva a se eliminar muitas calorias durante a prática das aulas.

Dançada em dupla, mistura diversão e agilidade, envolvendo passos que movimentam ombros e quadris intensamente, sendo uma atividade extremamente descontraída. Para os mais adeptos da prática e interessados, pode ser praticada em salões, existindo até mesmo competições e eventos por aí.

Tango

Ritmo latino conhecido muito em filmes e animações, se destaca pela elegância e suavidade. Também dançado em dupla, é preciso ter muita concentração e atenção para sincronizar os passos com o do parceiro ao mesmo tempo em que se caminha pelo salão.

É ideal para quem gosta de ritmos mais românticos e lentos. Trabalha muito as pernas e abdômen, que fica contraído durante a dança para manter a postura ereta.

Homem e mulher praticando aula de ritmos

Dança de rua

Com hip-hop e rap alto, este estilo de aula de ritmos, conta com muita influência de fora e mistura street dance e breakdance, com passos incluindo giros, deslocamentos no chão, saltos e movimentos de tronco, braços e ombros. Geralmente, existem grupos, como o próprio nome diz, que praticam ele na rua ou em praças, parques e demais locais pela cidade.

Samba

Vindo direto das periferias cariocas, conquistou todos os lugares do país e alguns do mundo, com técnica, elegância e animação.

Quando se pratica aula de ritmos desta modalidade, conta-se com um elevado gasto calórico.

Seus movimentos se caracterizam por uma variedade de passos, com a maioria focado no intenso trabalho das pernas. Para se preparar para o próximo carnaval ou ficar observando de fora, vale a pena começar a praticar uma aula dessas.

Dança do ventre

A dança do ventre foca muito no core (o conjunto de músculos que dão que dão sustentação ao tronco), além de pernas e braços, mas sem sobrecarregar e esforçar demais as articulações.

O vestuário típico de cinema e novelas é usado apenas em apresentações especiais, normalmente os praticantes usam roupas de ginástica comum, apenas com um lenço amarrado na cintura para valorizar os movimentos dos quadris.

Quais os benefícios de iniciar a prática de uma aula de ritmos?

A aula de ritmos permite que você se expresse por meio da dança e se sinta livre. Além disso, ela pode ser considerada como um momento de lazer e desestresse no dia a dia.

Os benefícios oferecidos são diversos e auxiliam tanto na saúde mental como na física, além de proporcionar um melhor bem-estar (COLOCAR LINK BLOG SAÚDE E BEM-ESTAR M7 QUANDO SAIR) ao praticante. Confira alguns:

  • Melhora da resistência cardiorrespiratória e no sistema cardiovascular;
  • Melhora da motricidade, consciência do movimento e postura;
  • Aumento da elasticidade dos tendões musculares;
  • Queima de calorias e equilíbrio do peso;
  • Melhora no humor e ânimo da pessoa que pratica;
  • Combate a depressão e ansiedade;
  • Ajuda a combater o estresse;
  • Combate o sedentarismo;
  • Melhora a socialização, já que é feito em grupo.

Quem pode participar de uma aula de ritmos?

A recomendação para se ingressar em uma aula de ritmos e começar a sua prática é unissex e independente da faixa etária.

Diferente de outras práticas de exercício, ela pode ser iniciada por quem nunca teve contato com a modalidade e é sedentário, ao mesmo tempo que pode ser praticada por quem já está há um tempo praticando exercícios.

A duração de uma aula de ritmos varia de instituição para instituição, tendo tempo médio de 30 a 60 minutos e pode alternar de ritmos de acordo com o professor e a preferência dos alunos.

Mulher dançando

Se jogue na pista!

Agora que você já sabe o que é uma aula de ritmos, como é praticada e seus benefícios, está esperando o que para se tornar um pé de valsa? Por que não experimentar uma aula e usufruir dos benefícios que ela pode dar?

Descubra a academia mais próxima de você e agende uma aula teste, garantimos que você não irá se arrepender!

Gostou do nosso conteúdo? Achou ele útil ou relevante? Compartilhe com mais pessoas que também iriam gostar, por que não mandar para um amigo e chamar ele para iniciar uma aula de ritmos com você?

Tem algo para nos dizer ou alguma crítica ou sugestão? Deixe seu feedback nos comentários, sua opinião é muito importante para nós!